sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

FIQUE POR DENTRO .

Uma dica de leitura sobre os selos de certificação ecológica . Conheça os diferentes tipos de selos a partir de hoje , quais os critérios de responsabilidade social e ambiental são avaliados para que um bem ou produto seja consideradoVERDE ”.

O selo Procel tem por objetivo indicar os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando assim a redução do consumo de energia elétrica. No processo de concessão do Selo Procel, a Eletrobrás conta com a parceria do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, executor do Programa Brasileiro de Etiquetagem-PBE, cujo principal produto é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia –ENCE.

ECOCERT: certifica produtos e serviços vegetarianos, produtos orgânicos e insumos.

O critério básico para receber o selo é um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos nos alimentos processados, já para ser garantido como um cosmético orgânico, o produto deve ter ao menos 95% de ingredientes vegetais e 95% destes ingredientes devem ser orgânicos certificados – no caso de cosméticos naturais, 50% dos insumos vegetais devem ser orgânicos. A certificação também pondera o comércio justo, o bem estar animal e a responsabilidade da empresa com o social e o meio ambiente.

IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola: certifica produtos agrícolas como frutas, café, cacau e chás.

Através do seu programa de certificação agrícola, o instituto é o representante brasileiro da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) ou Sustainable Agriculture Network (SAN), que define critérios de desempenho ambiental, social e econômico para avaliar a produção agrícola – se os produtores respeitam a biodiversidade e os trabalhadores rurais envolvidos no processo.

fonteEcodesenvolvimento

Nenhum comentário: