sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Tea - Cuidando do organismo -


Segundo a medicina ayurvédica e chinesa, bebidas geladas suprimem os sucos gástricos e paralisam o processo digestivo. As bebidas devem ser consumidas sempre em temperatura ambiente ou mornas.

Se você sente necessidade de líquidos refrescantes para o corpo, troque os gelados por chás de ervas, que dão esse mesmo efeito, mas sem gerar desequilíbrios.

Consuma líquidos somente entre as refeições para, desta forma, manter o corpo hidratado e eliminar toxinas corporais. Isso é, não ingirindo líquidos durante as principais refeições.

Na medicina oriental é muito diferente da abordagem científica ocidental que estamos acostumados. Quando as forças dos doshas , yin ou yang ou qi / níveis de energia estão fora de equilíbrio no corpo e espírito, surgem problemas de saúde. As ervas e remédios de ervas são usadas para ajudar a realinhar indivíduo ou um equilíbrio, a fim de melhorar o bem-estar geral.

Pequenas doses de chá ou café podem ser consumidos com lanchinhos leves no meio da manhã e no meio da tarde. Escolha sempre uma bebida que auxilie , equilibre seu organismo .

Chá refrescante de capim – limão

1 colher de sobremesa de capim limão em pedaços pequenos.
4 folhas de hortelã fresca
2 fatias finas de gengibre fresco
1 cardamomo moído
1 casca pequena de canela
4 xícaras de água

Em um recipiente coloque todos os ingredientes e leve ao fogo. Quando ferver, reduza o fogo e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo, deixe tampado por alguns minutos, coe e sirva em seguida. Se desejar adoce com mel ou açúcar cristal.


Namastê .




Nenhum comentário: