sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Especiarias e suas propriedades


Especiarias , não vivo sem .... Sou maluca por elas e suas propriedades curativas .Elas funcionam como antídoto das propriedades dos alimentos, pois podem neutralizar as propriedades pesadas, dissipar os gases e facilitar a digestão. Elas têm muitas mais propriedades medicinais. Elas são úteis na maioria das doenças de pulmões, cabeça ou aparelho gastrointestinal. Algumas especiarias comuns nos dá uma base de plantas para tratar a maioria das doenças. Assim, no estudo das plantas medicinais começamos normalmente pelas especiarias.
É preferível comprar as especiarias in natura nas lojas de produtos naturais.Ou nos mercados municipais.
Uma dica : prefiro sempre as que vem em grãos, pois as moídas na maioria das vezes não são puras, são misturadas com farinhas de trigo, por exemplo, para renderem mais na hora da venda.Eu mesma uso o velho pilãozinho e as trituro na hora .Consumir rapidamente .Uma vez moídas, elas perdem as suas propriedades , em poucos meses.É geralmente melhor utilizadas inteiras quando necessário e cozinhá-las no óleo, como o ghee ( manteiga indiana) óleo de gergelim ou óleo de canola .


CARDAMOMO

O cardamomo é picante e doce, levemente quente e tem um efeito pós-digestivo picante. Ele é estimulante, estomáquico e carminativo. É muito leve, puro, limpa e é altamente sáttvico.Ele estimula o baço e o pâncreas, ajuda a regular o metabolismo do açúcar e da água e previne a formação de muco, ajuda na digestão dos laticínios como o leite e gelado. É bom para as náuseas matinais e ajuda a acalmar o feto.
É igualmente bom para a diarréia, gases, dilatação e obstipação intestinal.
Ele promove a circulação e alegra o coração.
O cardamomo também ajuda a abrir a mente e os sentidos.
Ele não só funciona como antídoto dos laticínios mas também de qualquer
alimento frio ou doce, como as bananas ou o gelado. Ele é também um antídoto do café.
A medicina indiana recomenda: leite morno com noz moscada polvilhada e a semente de cardamomo. A mistura tomada em pequenos goles antes de ir para a cama funciona como um ótimo relaxante.


COENTROS

Os coentros são picantes e doces, levemente frios e têm um efeito pós-digestivo e adstringente . Eles equilibram todos os humores. São estimulantes e diuréticos.
É uma especiaria excepcional visto que é refrescante.São bons para as constipações, gripes, erupções cutâneas, herpes, glândulas inchadas e condições de sangue tóxico. Eles melhoram a visão e são bons para infecções dos olhos. Eles tratam a micção ardente e são bons para doenças venéreas.
Eles também limpam e descongestionam o fígado e são bons para a digestão nervosa ou hiper acidez. As folhas de coentros são principalmente utilizadas para neutralizar os efeitos das comidas quentes e especiarias picantes.


CANELA


A canela é picante e doce, quente e tem um efeito pós-digestivo doce. É estimulante, diaforética, diurética, expectorante, adstringente e analgésica.
Ela promove a circulação e é boa para extremidades frias. Ela fortifica o músculo do coração e acalma as palpitações. É boa para dores de dentes, dores nervosas faciais, dores nas articulações ou na zona inferior das costas. Ela promove a menstruação, aumenta a fertilidade mas pode agravar problemas hemorrágicos. Não é recomendada durante a gravidez mas é boa posterior ao parto. É também boa para constipações, congestão e indigestão. A canela é principalmente utilizada como antídoto do açúcar e frutos. É ótima com maçãs ,peras, bananas e até em pratos salgados .


AÇAFRÃO / Curcuma longa (raiz amarela)
O açafrão é amargo, picante e adstringente, levemente quente e tem um efeito pós-digestivo picante. Geralmente equilibra os três humores.
É estimulante, anti-séptico e analgésico.Ele limpa o sangue e a linfa e ajuda a dissolver tumores e coágulos sanguíneos.Ele melhora a circulação, promove a menstruação, fortifica os músculos e trata ferimentos dos tecidos moles. Ele limpa e descongestiona o fígado. Ele ajuda na digestão do
açúcar, gordura e óleos, e é útil para os diabetes e hipoglicemia. Externamente, o pó de açafrão preparado em pasta pode ser utilizado para tratar ferimentos, feridas, lesões e músculos e articulações inflamados. O açafrão é o ingrediente principal do caril.


ALECRIM

O alecrim é picante e amargo, levemente quente e tem um efeito pós-digestivo
picante. É estimulante, diaforético e um excelente emenagogo.
Ele facilita a menstruação e é bom para dores de cabeça.
Ele harmoniza e fortifica o coração e emoções.

Nenhum comentário: