sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ÁGUA ENGARRAFADA .

foto National geographic
foto google
Matéria enviada pela National Geographic para um ALERTA URGENTE : A venda de água em garrafas PET cresce sem parar e Brasil está entre os dez maiores consumidores. A água engarrafada, bebida cujo consumo mais cresce no mundo, tem um alto custo ambiental, por acumular plástico em depósitos e exercer pressão sobre as fontes, segundo Ling Li, que escreveu o relatório para o Instituto Worldwatch, de Washington. "A água engarrafada é realmente cara, em termos de custos ambientais e economicamente", disse Li.
O consumo mundial de água engarrafada mais do que dobrou entre 1997 e 2005, sendo os EUA os maiores consumidores - 28,6 bilhões de litros em 2005. O consumo da Índia quase triplicou entre 2000 e 2005, e o da China mais do que dobrou. México, Brasil, Itália, Alemanha, França, Indonésia e Espanha completam a lista dos dez maiores consumidores.
Enquanto muita gente em países desenvolvidos compra água engarrafada por causa da segurança, limpeza, gosto e status, mais de 1 bilhão de pessoas em países pobres não têm acesso a água potável, engarrafada ou não. E, nos países desenvolvidos, a água engarrafada pode estar sendo analisada segundo padrões mais baixos que a de torneira, diz o relatório.
O impacto ambiental pode começar na fonte, e alguns córregos e lençóis freáticos se esgotam quando há uma "retirada excessiva" de água. Além do custo energético de produzir, engarrafar, empacotar, armazenar e transportar a água, também há o custo ambiental dos milhões de toneladas de plástico derivado de petróleo. "A indústria de bebidas se beneficia ao máximo da nossa obsessão por água engarrafada", disse Ling. "Mas isso não serve de nada para o incrível número de pobres do mundo que vêem a água potável segura como um luxo, ou meta inatingível".

foto googleNo ano passado os americanos gastaram cerca de US $ 11 bilhões em mais de 8 bilhões de litros de água engarrafada, e em seguida, jogou mais de 22 bilhões de garrafas de plástico vazias no lixo. Na produção de garrafas sozinho, mais de 70 milhões de garrafas de água consumidos diariamente no ralo E.U. 1,5 milhões de barris de petróleo ao longo de um ano.
Embora a venda e consumo de água engarrafada está ainda em ascensão, os decisores políticos e de certos activistas tomaram medidas para reduzi-lo. Prefeito de São Francisco Gavin Newsom assinou uma ordem executiva em junho que as barras de governo da cidade de usar dinheiro da cidade para abastecer os trabalhadores urbanos com água engarrafada, e Nova York, onde os moradores consomem quase 28 litros de água engarrafada por ano, lançou uma campanha publicitária incentivando moradores e turistas para abandonar a bebida engarrafada para a cidade da torneira, há muito considerada uma das melhores águas do país. Mesmo restaurantes de luxo em Boston, Nova York e São Francisco, tomaram água engarrafada fora do menu, oferecendo filtrada da torneira em vez disso.
foto googleMelhorar Sua SaúdeNão só de água engarrafada não contribuir para o desperdício excessivo, mas custa-nos mil vezes mais do que a água da nossa torneira em casa, e é, na verdade, não segura ou mais limpa. "A indústria de água engarrafada gasta milhões de dólares por ano para nos convencer de que seu produto é de alguma forma mais segura ou mais saudável do que água da torneira, quando na verdade isso não é verdade", diz Victoria Kaplan, organizador sênior da Food and Water Watch, uma organização sem fins lucrativos que lançou recentemente um Take Back the Tap campanha para chegar aos consumidores vala de água engarrafada. "Por mais que 40 por cento da água engarrafada que começou como a mesma água que temos em casa", acrescenta ela. A 1999 Natural Resources Defense estudo Conselho considerou que, com a necessária testes trimestrais, a água da torneira pode mesmo ser de uma qualidade superior a engarrafada, que só é testado anualmente. Pense bem antes de comprar .
Leve sua água de casa .

Nenhum comentário: