quinta-feira, 2 de junho de 2011

Garshana

Massagem seca e profunda, que utiliza ervas especiais para revitalizar, esfoliar e aumentar a circulação do corpo
Garshana é uma modalidade Ayurvédica onde o terapeuta utiliza uma luva de seda para realizar a massagem. Esfrega-se sal grosso e um óleo essencial próprio para o dosha na pele. Previamente, é realizado uma rápida oleação estimulando todos os pontos marma(regiões do corpo com função terapêutica, semelhante aos pontos de acupuntura mas com área maior).



Um tratamento indicado principalmente para pessoas Kapha e tem a finalidade de estimular fortemente o tecido subcutâneo e aumentar a circulação periférica, causando leve vermelhidão e calor no local. Remove células mortas como um leve peeling.
O garshana é indicado em casos de celulite, obesidade, podendo ser utilizado também pelos outros doshas como tratamento estético local.

O garshana é considerado Nadi shodana pois provoca limpeza energética. Esta propriedade deve-se ás propriedades da luva de seda que, quando friccionada na pele, provoca alterações elétricas que vão agir diretamente nos nadis (canais sutis de energia), ao sal que também altera eletricamente nosso campo energético e a cânfora tem ação rubofaciente, estimulando a circulação periférica, abrindo os canais.
Após o tratamento, a pessoa deve ser aquecida para transpirar um pouco.

Nenhum comentário: