sábado, 30 de março de 2013

Bolo de especiarias almoço de Páscoa


BOLO DE ESPECIARIAS COM MAÇÃS CARAMELADAS E CHANTILLY PARA O ALMOÇO DE PÁSCOA .



                       (do livro Gourmet Today)
Depois de um almoço bem gostoso com a família , onde a mesa ainda se faz uma boa proza é  hora de brindar este momento com essa receita delícia. Acompanhada de chantilly ou sorvete de creme .Eu pessoalmente prefiro o sorvete de creme seguido de um bom cappuccinno  para complementar .

Ingredientes:
(maçãs carameladas)
8 maçãs 
6 colh. (sopa) manteiga em temp. ambiente
3/4 xic. açúcar demerara orgânico
(bolo)
1 1/2 xic. farinha de trigo
1 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
1/2 colh.(chá) bicarbonato de sódio
1/2 colh. (chá) sal
1/2 colh. (chá) pimenta da jamaica moída
1/2 colh. (chá) noz moscada ralada
1/8 colh. (chá) cravos moídos
8 colh. (chá) manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 xic. açucar demerara orgânico
1 ovo grande,em temperatura ambiente
1/2 xic. maple syrup
1/2 xic. sour cream
1 colh. (chá) extrato de baunilha
(chantilly)
1/2 xic. sour cream
1 1/4 xic. creme de leite fresco
2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C  e unte e enfarinhe ema forma quadrada de 20 cm.
Descasque e retire o centro das maçãs. Corte-as em fatias de 1 cm de largura. Em uma frigideira grande e de fundo grosso, espalhe a manteiga uniformemente no fundo. Polvilhe o açúcar por cima e disponha as maçãs. Leve ao fogo médio até que o açúcar embaixo tenha dissolvido e as maçãs em cima comecem a soltar líquido, sem misturar, cerca de 10 minutos.
Cozinhe, mexendo de vez em quando, até que o líquido comece a ficar xaroposo, cerca de 30 minutos. Escorra o xarope em uma tigela de metal e volte as maçãs ao fogo até que fiquem caramelizadas, cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Volte as maçãs ao xarope e reserve para reaquecer na hora de servir.
Equanto as maçãs cozinham, faça o bolo. Com um fouet, misture numa tigela a farinha, fermento, bicarbonato, sal e especiarias. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar em velocidade média até que fique fofo e claro.
Junte o ovo e a baunilha e bata até que fique homogêneo. Junte o maple syrup e o sour cream e bata até que fique homogêneo novamente. Em velocidade baixa, junte a farinha, batendo apenas até incorporá-la.
Espalhe na forma e asse por 35-40 minutos, até que um palito saia limpo quando inserido no centro. Esfrie na forma por 10 minutos e então desenforme.
Na hora de servir, corte o bolo em 9 porções e bata o creme, sour cream e açúcar em pobto de chantilly. Sirva com as maçãs aquecidas.



Uma Feliz Páscoa !!!

Nenhum comentário: