terça-feira, 26 de março de 2013

HAPPY HOLI 2013


Holi, em 2013 vai começar na quarta-feira, o 27 marÇO e continuará por dois dias até quinta-feira, a 28 de março .
Holi é comemorado no Purnima Phalgun (ou Pooranmashi, Lua Cheia) no mês de Phalgun de acordo com o calendário hindu.




HOLI ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.
O principal dia, Holi, também conhecido como Dhulheti, Dhulandi ou Dhulendi, é celebrada por pessoas jogando pó colorido e cor da água em si.As pessoas se comprimentam dizendo “Holi Hai”. Fogueiras são acesas na véspera, também conhecido como Holika Dahan (morte de Holika) ou Chhoti Holi (pouco Holi). As fogueiras estão acesas em memória das milagrosamente escapar que os jovens tinham quando Prahlad Diaba Holika, irmã de Hiranyakashipu, levado-o no fogo. Holika foi queimado, mas Prahlad, um fiel devoto do deus Vishnu, escapou sem ferimentos devido a sua inabalável devoção. Dahan Holika é referido como Kama Dahanam em Andhra Pradesh.
Holi é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), que geralmente cai na parte posterior de fevereiro ou março.


HAPPY HOLI


Nenhum comentário: