terça-feira, 19 de maio de 2009

Comer Saúdavel é Prevenir.




O novo desenho da pirâmide alimentar , agora recomenda a ingestão de carboidratos ricos em fibras, como pães e grãos integrais, e de gorduras insaturadas. No ano passado, a pirâmide alimentar ganhou outra versão . Foram incorporadas modificações como o aumento das porções de frutas, hortaliças e de grãos integrais e a redução da quantidade de gordura saturada. Seu visual também é diferente. Suas faixas não são horizontais, mas verticais – o que significa que não se deve deixar de comer nada. Essa é a primeira pirâmide que permite ao usuário calcular uma dieta personalizada, levando em conta seu estilo de vida...... (www.mypyramid.gov).

Algumas dicas :
  • Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, não devendo faltar na sua alimentação diária.
  • Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos de hipertensão arterial, doenças do coração, enfarte, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a perda excessiva de peso também pode acarretar riscos à saúde, como o aparecimento de osteoporose e irregularidades menstruais, no caso das mulheres.Alimentos ricos em Ómega 3 fazem uma boa prevenção como a osteoporose.
  • Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, podendo resultar em uma ingestão de grandes quantidades de alimentos na próxima refeição. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas.
  • Reduza o consumo de alimentos refinados, industrializados ou com grandes quantidades de gordura saturadas e farinhas brancas .
  • Beba bastante água para hidratar seu organismo .Sucos naturais previne muitas doenças como o colesterol,diabetes,hipertensão e o câncer .

Nenhum comentário:

Arquivo do blog