terça-feira, 23 de junho de 2009

INTY RAYMI - Festa do Sol 24 de junho


Em Cusco acontece o Inty Raymi - Festa do Sol, em Quíchua, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Peru. A festa acontece no dia do solstício de inverno todo dia 24 de Junho e os Incas temiam que nesse dia, o Sol abandonasse o planeta para sempre. Com uma festa como essa ficaria difícil, não? Durante a festa, os peruanos pedem calor, alegria e boa colheita. O mesmo se dá a nossa festa tradicional de São João, que também se comemora o agradecimento antes da colheita do milho e a entrada do inverno e não no dia 21 de Junho como pensamos e aprendemos .

Assim como o Inti Raymi atual, o antigo festival do sol era realizado sempre no dia 24 de junho que celebrava a entrada do inverno – momento que o Sol está mais distante – e comemorava, com alegria, o retorno do astro, pronto para esquentar novamente a terra.

Era a mais importante festividade na época dos incas. Súditos vindos dos quatro cantos do Tawantisuyu, a confederação incaica, congregavam-se no Umbigo do Mundo para marcar o início de um novo ano agrícola e celebrar a origem mítica dos incas. A história relata que o último evento a contar com a presença de um imperador inca aconteceu em 1535. Nas décadas seguintes, o poder da Igreja católica proibiu a realização da festa, por considerá-la pagã.

'Tudo acontece pelas ruas da capital e é acompanhada por milhares de turistas. São dias e dias de festa .Desde o primeiro sábado q antecede o dia 24 de Junho .A concentração é no Templo do Sol, a partir das 9 horas. Depois, todos seguem para a Plaza Mayor, palco principal da festa, onde se apresentam grupos folclóricos, escolas da cidade e artistas performáticos. O ponto alto é na Plaza Sagrada de Sacsayhuaman, a dois quilómetros de Cuzco, uma antiga fortaleza militar, com pedras de até 5 metros de altura. Alí o imperador realiza uma cerimônia de 90 minutos para pedir colheitas fartas e oferecer sacrifícios ao Sol, como o coração de uma lhama. incluindo o sacrifício de duas lhamas (hoje apenas encenação) que, segundo a tradição, poderiam predizer o futuro da próxima colheita, eles saberiam conforme o estado do coração e dos pulmões . Todo povoado se reúne . Há vigílias e ninguém dorme há os revezamentos .... é impressionante .

Nenhum comentário:

Arquivo do blog