Em Cusco acontece o Inty Raymi - Festa do Sol, em Quíchua, uma das mais tradicionais manifestações culturais do Peru. A festa acontece no dia do solstício de inverno todo dia 24 de Junho e os Incas temiam que nesse dia, o Sol abandonasse o planeta para sempre. Com uma festa como essa ficaria difícil, não? Durante a festa, os peruanos pedem calor, alegria e boa colheita. O mesmo se dá a nossa festa tradicional de São João, que também se comemora o agradecimento antes da colheita do milho e a entrada do inverno e não no dia 21 de Junho como pensamos e aprendemos .
Assim como o Inti Raymi atual, o antigo festival do sol era realizado sempre no dia 24 de junho que celebrava a entrada do inverno – momento que o Sol está mais distante – e comemorava, com alegria, o retorno do astro, pronto para esquentar novamente a terra.
Era a mais importante festividade na época dos incas. Súditos vindos dos quatro cantos do Tawantisuyu, a confederação incaica, congregavam-se no Umbigo do Mundo para marcar o início de um novo ano agrícola e celebrar a origem mítica dos incas. A história relata que o último evento a contar com a presença de um imperador inca aconteceu em 1535. Nas décadas seguintes, o poder da Igreja católica proibiu a realização da festa, por considerá-la pagã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário