sexta-feira, 5 de junho de 2009

Oleaginosas que fazem bem .


As frutas oleaginosas como reparadoras, nutritivas e quentes na sua ação. Define-as ainda como doces, ricas em óleo saudável, com excepção do coco e dos damascos secos , que ainda são doces e pesados, mas secos.
A castanha do Pará, macadanias, amendoim, pecan, pinoli, pistache e nozes são bons exemplos. A maioria dos frutos de casca rija, sendo pesados e oleosos em suas características .
Como muitos outros alimentos, as frutas oleaginosas são tidas como medicamentos para a nossa saúde. Encontramos uma série de minerais, proteínas, vitaminas em cada uma delas. Algumas tem função laxativa, outras afrodisíacas, restaurativas, nutritivas, tonificantes para o organismo.


castanha do Pará
Tem ação tonificante, fortalecedora e nutritiva para o corpo. possui um sabor doce, excelente para acalmar o dosha Vata. É indicada para desnutrição, anemia, fortalece o cérebro, ajuda a aumentar a produção de leite materno e ainda promove o cresimento das crianças. São muito eficazes para aliviar a constipação intestinal.
Além de se rica em mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde.

amêndoas
As amêndoas são excelentes restaurativas, tonificantes, nutritivas e um grande tônico nervino. Várias receitas ayurvédicas como o leite de amêndoas são muito eficazes para estimular as funções do trato digestivo e melhorar a absorção dos alimentos, trazendo então benefícios, principalmente, para quem sofre de fadiga muscular.
A ingestão diária ajuda a proteger os rins e os órgãos reprodutores, fortalece os ossos, e ainda restabelece a força física e mental.
É rica em potássio, fósforo, fibras e os minerais que podem regular o metabolismo do cálcio.

castanha de caju

A castanha, fruto verdadeiro do cajueiro, é bastante apreciada no Brasil e no exterior. É rica em potássio, magnésio, vitamina A, sódio, bem como vários tipos de aminoácidos que desempenham importante papel no combate as doenças cardíacas, pois tendem a alargar as artérias e diminuir a pressão sanguínea, evitando assim ataques cardíacos fatais.
Seu consumo diário ajuda a limpar as vias respiratórias, e a construir "pele nova" para a recuperação de ferimentos e doenças de pele É ainda considerada afrodisíaca.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog