quinta-feira, 18 de junho de 2009

GENGIBRE .



O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre .Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras).
Nas expedições para o Nepal ,Tibet todo mochileiro carrega em sua mochila um vidro com gengibre o tempo todo,para prefenir dores de garganta, gripes, resfriados e até dores no corpo
Desde a antigüidade o gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a ação terapêutica dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôo e náuseas.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
Devido a grande quantia de propriedades terapêuticas que possui, o gengibre é denominado por pesquisadores como “medicamento universal”.



Neste frio uma sopa bem gostosa de abóbora com gengibre cai muito bem.


A abóbora é um fruto rico em vitamina A que também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo, e possui poucas calorias e é de fácil digestão.
Refogue: uma cebola e 2 dentes de alho em azeite,os pedaços de abóbora. Acrescente o caldo de legumes ou de frango, sal e deixei ferver. Passe pelo liquidificador,com um pedacinho de gengibre e sirva em seguida, com uma cebolinha verde picada e um fiozinho de azeite.
Ah, e uns croutons assados para acompanhar.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog