terça-feira, 14 de julho de 2009

IOGURTES


Os iogurtes são importantes fontes de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do Complexo B.
· As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo, incluindo pele, unhas e cabelos. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.
· O cálcio é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
· O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
· A vitamina A tem papel fundamental na saúde da visão e da pele. É uma vitamina que restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de abcessos, furúnculos, acne e queda de cabelos.
· As vitaminas do complexo B participam do metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos, têm papel importante na produção de energia, oxigenação das células, produção de neurotransmissores e funções neurológicas normais.
Com sabor agradável e muito nutritivo ..... e em pequenas quantidades ajuda na digestão de todos os alimentos. Contribui para repor a flora intestinal, ajuda em casos de diarréia, colesterol alto, anorexia, câncer, infecções digestivas e ainda contribui na melhora do sistema imunológico. A adição de especiarias quentes, tais como pimenta ou gengibre vai certamente contribuir para a estas ações.
Pessoas que tomam antibióticos devem ingerir iogurte com frequência, pois ajuda a regular as bactérias intestinais que são destruídas pelo uso deste tipo de medicamento.
Iogurte deve ser consumido de maneira correta para que realmente traga os beneficios. Para o ayurveda jamais deve ser consumido após as 18h, pois a noite a digestão fica mais lenta, o que pode provocar acúmulo de mucos prejudicais a nossa saúde.
Raita de pepino ( Khira Raita)
PREPARO: 15 MINUTOS : 1 pepino, 250 g de iogurte ,cominho em grãos,garam massala

1/2 limão,sal,pimenta
1. Rale o pepino, sem casca e sem miolo. Salgue-o e deixe-o numa peneira para soltar água.
2. Despeje o iogurte numa saladeira. Tempere a gosto com o cominho, o garam massala, sal e pimenta. Acrescente o limão espremido. Misture.
3. Passe o pepino na água corrente e depois esprema-o de forma a extrair toda a água. Coloque-o na saladeira, misture, prove e acerte o tempero. Sirva gelado. Uma refeição indiana não estaria completa sem a suavidade de uma raita. Seu frescor faz com que seja apreciada do início ao fim da refeição. Existe em múltiplas variantes. Podem-se acrescentar cubinhos de pimentão vermelho ou verde. ou ainda pimenta, hortelã ou coentro bem picadinhos, variar as especiarias etc.
Bom apetite....

Um comentário:

Fábio disse...

Ótima postagem e dica .Farei a receita e aplicar com maior frequência o uso de Yogurte em minha alimentação .